Objetivo


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

LANÇADA BIOGRAFIA DE LEONEL BRIZOLA

Nilton Nascimento no lançamento de seu livro
Estive dia 29, na Assembleia Legislativa, para o lançamento do livro Leonel Brizola - uma Biografia Política escrito a quatro mãos pelo jornalista Nilton Nascimento e o político Hari Alexandre Brust. 
O livro tem mais de setecentas páginas e muitas ilustrações que relatam a trajetória de Brizola. Como sempre fui um admirador do político gaúcho este livro vem resgatar a memória combativa e sua passagem marcante na História recente deste país. 
Trata com muitos detalhes das trajetóriasna política de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola e a luta dos três pelo trabalhismo. Fortalece a ideia de que Getúlio Vargas foi até agora o maior estadista brasileiro, enquanto João Goulart almejou as Reformas de Base e estabelecer a mais legitima democracia no Brasil. Já Leonel Brizola , "a água altaneira do trabalhismo nacional vislumbrou a educação como maior fator de consolidação da Nação "
Nilton Manoel do Nascimento é um colega de profissão, lutador, sonhador e, sempre está pensando no próximo, deixando muitas vezes até de lado a sua vida pessoal. 

É um ativista social, presidente do Instituto Negro em Movimento ( NEM), instituto com foco em questões de interesse da comunidade afrobrasileira. Atua há mais de 40 anos na imprensa baiana  e na política esteve sempre alinhado à tradição ideológica que resiste e combate o pragmatismo, o patrimonialismo e o mercantilismo- pedras de toque da política brasleira de hoje - opondo a isto a necessidade de um novo processo civilizatório.
Fiquei contente em ver a sala completamente lotada de admiradores de Brizola, amigos do Brust e de Nilton  . Entretanto , senti a falta dos colegas de jornais que não compareceram para prestigiar o esforço gigantesco do Nilton Nascimento.

Nenhum comentário: