Objetivo


sábado, 2 de junho de 2012

TURISMO - BAIANOS PODEM CURTIR GOIÁS NESTE VERÃO


 Jornal A Tarde ,quarta-feira, 8 de janeiro de 1992.
 Fotos Divulgação 
Texto Reynivaldo Brito                                                                      
TURISMO   

Na foto uma vista da cidade de Caldas Novas, Goías, onde fica o Parque das Águas

                                      PARQUE DAS ÁGUAS
Uma explosão de natureza!
Uma verdadeira “ilha” verde em pleno cerrado. Caracterizado por uma vegetação rala e retorcida. Nesta “ilha” frondosos jequitibás, ipês, aroeiras, jatobás, angicos, canelas e paineiras cercam o Rio Quente que corre célere por entre uma vegetação típica de mata.
É neste ambiente natural que está instalada a Pousada do Rio Quente um complexo hoteleiro de alto nível com suas piscinas termais que encantam os visitantes.
O som do rio em constante movimento e dos inúmeros pássaros que pousam nos buritis, bacuris e macaúbas, e as inúmeras opções de esporte e lazer complementam o ciclo de um local onde o indivíduo se distancia da vida estressante dos grandes centros e mergulha no paraíso.
No interior de Goiás os horizontes são amplos e a paisagem é bem diferente das que e acostumados a ver, tanto no Sertão como na zona da Mata, no sul de nosso estado. Uma curiosidade é a imensa quantidade de cupinzeiros que infesta o cerrado, alguns lembrando verdadeiros obeliscos. Ao deixar Salvador de avião o visitante desembarca em Brasília e faz conexão para Goiânia. Lá chegando é levado por via rodoviária para a Pousada do Rio Quente. São duas horas de viagem tranqüila, aonde você vai observando a paisagem, a vegetação retorcida, os buritis e pequis e muitas outras árvores típicas do cerrado.

  SERRA DE CALDAS

A Pousada do Rio Quente está localizada no município do Rio Quente, em Goiás, numa das regiões mais centrais do Brasil, em pleno coração deste país formado por variadas paisagens e gente de sotaques mais curiosos possíveis.
Por falar em sotaque o goiano falando é uma mistura de paulista e mineiro. O humor varia de acordo com a individualidade de cada um, mas a maioria é de fácil contato e cordata.
O parque das águas, principal atração do complexo fica a 630m do nível do mar, enquanto que a borda superior da Serra de Caldas apresenta cotas em torno de 950m. A temperatura média fica por volta dos 23º, e o complexo ocupa uma área de 49.7ha, além de mais 1.200ha que compõem as fazendas da Cia. Thermas do Rio Quente destinadas à agropecuária.
Por muito tempo acreditou-se que o formato peculiar da Serra de Caldas, que lembra um cone vulcânico, fosse à realidade um extinto vulcão. Mas com estudos à luz da ciência ficou esclarecido que o formato é resultado da erosão decorrente do surgimento das bacias do Rio Corumbá e de seu afluente o Rio Paracanjuba.
O Rio Quente nasce dentro do complexo da pousada e é formado basicamente por 18 nascentes termais onde estão instaladas as piscinas. Isto permite a constante renovação das águas quentes das piscinas, com a passagem de 149milhões de litros d’água a cada 24 horas.
Pequenas represas localizadas no complexo originaram dois lagos que se constituem em excelentes áreas de lazer, especialmente para os que gostam de pescar. No desnível de uma das represas encontra-se a cachoeira de água quente, com sua beleza exótica e primitiva.

                                          BOM PARA A SAÚDE
                                
                                                                           
As águas quentes das piscinas são relaxante muscular; melhoram a diurese pela eliminação de ácido úrico; para artrite reumatóide; por serem relaxantes ajudam no combate à insônia; indicadas para as manifestações gerais do artritismo, bem como para os demais estados diatésicos com retardamento da nutrição; indicadas para as afecções articulares; para os estados linfáticos e anêmicos, o raquitismo e na recuperação de traumatismos devido a acidentes.
Porém, as pessoas mais idosas devem evitar permanência prolongada nas águas termais, especialmente no Poço do Governador e na sauna, onde as temperaturas são mais altas.
No Parque das Águas encontram-se duas saunas que podem ser usadas pelos hóspedes funcionando 24 horas. Possuem duchas e uma sala de descanso num ambiente muito aconchegante. As saunas são naturais e o calor é emanado das águas quentes que saem dos mananciais.
A temperatura máxima observada no parque é de 37,8ºC, atingida no Poço do Governador. Pode ocorrer alguma variação devido ao próprio ambiente e também pelo movimento constante das águas entre as piscinas.

                                          DOIS HOTÉIS

Existem no complexo dois hotéis: O Hotel Turismo, de cinco estrelas, com 118 apartamentos, quatro suítes, bomboniére, boutique, salão de beleza, sala de tevê, salão de inverno, cinema, centro de convenções correio e lanchonete. Além de quadra poliesportiva e um lago para os que gostam de pescar. Já o Hotel Pousada, de quatro estrelas, tem 139 apartamentos standard, 90 apartamentos de luxo, oito suítes, capela ecumênica, cavalos para alugar e um trenzinho faz a ligação da pousada com outros locais, inclusive com os chalés que são 26 e ainda com os 20 apartamentos.

                                         ADULTOS E CRIANÇAS

Para os que gostam de apreciar uma boa música e dançar é só se dirigir para a boate que é muito original, pois é feita de uma cobertura verde, um imenso toldo semelhante à de um circo onde estão distribuídas dezenas de mesas com música ao vivo. Existe também no hotel um piano / bar onde os mais recatados podem curtir uma boa música.
Para a criançada, além das brincadeiras organizadas e dirigidas por professores especialmente treinados, existem as máquinas eletrônicas onde podem brincar com fliperamas. Tem ainda os pedalinhos onde se misturam adultos e crianças, e é uma boa pedida, porque a paisagem é fantástica.Você fica observando os peixinhos que nadam nas águas transparentes do Rio Quente.









Nenhum comentário: