Objetivo


sexta-feira, 13 de abril de 2012

HISTÓRIA DO BRASIL - O RETORNO DE DARWIN À BAHIA

Revista Manchete 15 de outubro de 1977 Fotos Lázaro Torres

Cineastas ingleses procuram reconstituir em Salvador a atmosfera que o criador do evolucionismo encontrou ali no ano de 1832


O
O navio Beagle e os negros carnavalescos que Darwin encontrou na Bahia.

A viagem que o naturalista inglês Charles Darwin empreendeu no século passado em redor do continente americano está sendo revivido agora por uma equipe de cineastas e técnicos da BBC/TV de Londres. Darwin desembarcou no porto de Salvador da Bahia a 29 de fevereiro de 1832. Era um domingo de carnaval e as ruas estavam cheias de negros, pintados de branco, que cantavam e dançavam troçando dos estrangeiros. Das janelas dos casarões coloniais os baianos acompanhavam a caminhada de Darwin, abismado diante dos malabarismos dos capoeiristas e da animação dos negros que integravam os blocos. Para reproduzir estas passagens históricas, fielmente consignadas no diário de Darwin, a equipe da BBC contratou quase uma centena de figurantes. As cenas são tomadas na Ladeira do Carmo, no Paço, em algumas fazendas do Recôncavo e nas ilhas da Baía de Todos os Santos. Uma réplica do veleiro H.M.S. Beagle, no qual Darwin viajou, fez a longa travessia do Atlântico especialmente para as filmagens.
O produtor Christopher Ralling explica que o filme documentário deverá custar cerca de um milhão de dólares e constará de seis episódios que durarão uma hora e meia. O tema é de interesse universal e o filme deverá ser exibido em muitos outros países, a exemplo dos dois documentários anteriores produzidos por ele para televisão: À Procura do Nilo e A Luta Contra a Escravidão.
 A Viagem de Charles Darwin levará dois anos para ficar pronto. Malcolm Stoddard, veterano ator inglês de seriados de TV, faz o papel de Darwin, enquanto Andrew Burt representa o capitão do Beagle, Fritz Roy. Durante a viagem histórica os dois personagens acabaram entrando em violentos conflitos ideológicos que se transformaram depois em diferença pessoal.
Os proprietários do Beagle atual, assim como toda a tripulação, participam também do filme como atores. A equipe de produção procura reproduzir no documentário, com a máxima fidelidade, o ambiente que Darwin encontrou realmente em 1832 e que ele tanto exaltou em seu diário de viagem. Quando estiverem terminadas as cenas de Salvador, os ingleses seguirão o roteiro do cientista até as ilhas Galápagos, onde Darwin fez descobertas fundamentais sobre a seleção natural das espécies.
O veterano ator inglês que fez o papel de Darwin , sr. Malcolm Stoddard, (Foto abaixo)já trabalhou em vários filmes.


Nenhum comentário: