Objetivo


quarta-feira, 18 de abril de 2012

RELIGIÃO - MÃE MENININHA “MÃE MENININHA :" NÃO HÁ NADA QUE ACABE A MAGIA DA BAHIA”

Revista Manchete 15 de março de 1980
Foto de Frederico Mendes

86 ANOS DE MÃE MENININHANo dia em que fez 86 anos a família de Mãe Menininha do Gantois satisfez sua vontade de só receber alguuns amigos. A todas ela tratou alegremente em seu vestido branco e dourado. Foram alguns membros de uma escola de samba, os cantores Gilberto Gil e Caetano Veloso. Não há baiano que não ame Mãe menininha.

Diariamente, dezenas de pessoas se acotovelam em frente ao barracão central do Terreiro de Gantois, no bairro da Federação em Salvador. Eles vão em busca de conselhos e benções. A todos a grande mãe-de-santo Menininha do Gantois recebe com gestos simples e palavras de bondade. Há 58 anos, Maria Escolástica Conceição Nazaré, Mãe Menininha do Gantois, dirige a mais importante casa de candomblé da Bahia com a mesma energia e bondade.

Dia 10 de fevereiro último ela fez 86 anos, mas não quis uma grande festa em sua homenagem .Só recebeu alguns amigos. Devido a sua idade avançada, o pessoal do Terreiro de Gantois procura isolar sua ialorixá de visitas importunas, que a tornem uma atração turística. E todos os baianos têm esse mesmo cuidado, desde Jorge Amado, Maria Bethânia ou Dorival Caymmi ao mais simples varredor de ruas habitante das encostas que rodeiam Salvador.

O mesmo respeito por Mãe Menininha há nos outros terreiros de candomblé. Ninguém arrisca dar palpite sobre a sua substituição, como se fosse coisa proibida. Na intimidade, falam em Creuza, a filha de Menininha. Ela, em sua simplicidade, contesta a importância , que lhe dão,dizendo: “Eu sou apenas isso que o povo pensa. Nasci de uma mulher e de um homem. Quem nasce na Bahia, não tem água, não tem sol, não tem vento que tire a magia, embora não sendo a África, é um pedaço de lá.”

O guia de Menininha é Oxum, a bela senhora dos lagos e dos rios de água doce. E ela é toda essa doçura em forma de mulher, mãe, sacerdotisa. Por isso, seus milhares de seguidores esperam que ela viva por muito tempo.
Na foto ao lado Gil e Caetano prestam homenagem à grande ialorixá.

Nenhum comentário: