Objetivo


segunda-feira, 30 de abril de 2012

RELIGIÃO - 85 ANOS DA MAIS FAMOSA IALORIXÁ DO BRASIL

Revista FATOSeFOTOS GENTE 23 de Abril de 1979


85 ANOS DE MENININHA DO GANTOIS

O prefeito de Salvador Edvaldo Brito com Mãe Menininha do Gantois

Apenas cem pessoas foram convidadas para os festejos comemorativos dos 85 anos da Mãe Menininha do Gantois, e entre elas estavam Maria Bethânia e o atual Prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, que também faz parte da seita. Ele foi pedir a benção a Mãe Menininha e aos Orixás para que antes do término do seu mandato consiga reinaugurar a Baixa dos Sapateiros, que está interditada há vários meses.

Os convidados eram parentes e amigos mais chegados da Rainha da Bahia, como é carinhosamente chamada a mais famosa ialorixá do Brasil, que tem como regente de sua cabeça Oxum. Daí ter recebido uma quantidade interminável de flores amarelas que ornamentaram a igreja beneditina, onde foi rezada uma missa. Durante o sermão o beneditino D. Norberto Santana falou sobre a figura simpática de Mãe Menininha enfocando parte do Gênesis: “Onde está colocada a origem do homem e da mulher para continuarem, sobretudo com forças para a criação de novas coisas, novas vidas”, disso o prior.
Logo que terminou a missa os convidados rumaram para o Alto do Gantois, onde foi servido um farto almoço e o samba-de-roda durou até a madrugada. Por problemas de saúde a ialorixá não compareceu à missa e recebeu pouquíssimos convidados, entre os quais o prefeito de Salvador, que aparece na foto.
Maria Escolástica de Nazaré também recebeu a visita do Governador Roberto Santos e disse que “estas coisas que estão acontecendo não devem ser encaradas com muito pessimismo. Porque nós brasileiros superamos tudo, com a ajuda de Deus”.
Ela se referia às enchentes que estão assolando várias regiões do país.




Nenhum comentário: