Objetivo


domingo, 19 de dezembro de 2010

POLÍTICA - DEMOCRACIA: É PRECISO APRIMORAR

OPINIÃO
Texto de Reynivaldo Brito


Estamos assistindo, mais uma vez, a outra manobra dos políticos, que sempre aproveitam um momento de total desmobilização da sociedade para praticar um ato contra ela. Desta vez, aumentaram em 62% os seus próprios salários. É época de Natal e, quando estamos voltados para os festejos, envolvidos em nossos afazeres, tendo em vista a proximidade do final de ano, recebemos este insulto. A exemplo dos vermes aproveitadores de nossas fraquezas físicas, eles, os políticos, metem a mão no Erário e levam o nosso dinheiro . O que eles passarão a ganhar é talvez os mais altos salários pagos a parlamentares em todo o mundo, superando inclusive os Estados Unidos, cuja economia é 12 vezes maior que a nossa.
É por isso que reclamamos dos impostos a pagar, porque o nosso dinheiro é mal utilizado, ou desviado nas tais emendas, que esses mesmos políticos arranjam para canalizar recursos para seus parentes e apaniguados. Uma vergonha!
Já os aposentados e os que ganham salário mínimo ficam assistindo revoltados, mais um acharque contra a sociedade brasileira. Somos os grandes culpados por eleger   até o palhaço Tiririca com mais de 1 milhão de votos. Imaginemos mais de 1 milhão de pessoas saindo de suas casas para votar num candidato sem nenhuma proposta. Isto é uma demonstração de que algo precisa ser feito para aprimorar a democracia.
O regime presidencialista tem se mostrado defeituoso, basta observarmos como os integrantes do PMDB e de outros partidos nanicos, verdadeiros balcões de negócios, se lançaram na conquista de cargos no governo federal. Algo está errado. É por isto que muita gente prefere não votar ou anular o voto.
Vivemos num país onde até o presidente da República derespeita a Justiça, faz chacota quando é multado por abusar do poder. Portanto, o que podemos esperar? Lula é um fenômeno. Todos concordamos. Porém, ele não estudou porque não quis. Se coloca acima de qualquer coisa. Diz que não lê revista nem jornal, como se isto fosse uma qualidade.
Veja o exemplo de seu companheiro de luta sindical, o Vicentinho, que mesmo depois de certa idade foi estudar e se formou em Direito. Lula prefere cultivar e enaltecer a sua história pessoal dizendo que nunca teve oportunidade de estudar. É mais uma mentira, entre as centenas de outras que, durante oito anos, jogou na cara dos iletrados e dos oportunistas de plantão, os quais os aplaudem e os veneram como se fosse um deus . Coitados! Dane-se o nosso país.
Sou contra a reeleição para cargos executivos e, mesmo no legislativo deveria ter um limite de dois mandatos para evitar que políticos profissionais se perpetuem. Estes, quase sempre sabem o pulo do gato, as manhas e como burlar as leis e regulamentos.
Ai se instala na estrutura do poder a corrupção que é um mal deste nosso país, sempre lembrado neste quesito por instituições internacionais. A cooptação desses políticos começa no município onde vereadores acharcam prefeitos, deputados estaduais acharcam os governadores e os federais e senadores acharcam os presidentes da República. É uma escadinha de privilégios e corrupções, que, caso seus atores fossem punidos, não tinha cadeia suficiente no país para trancafia-los.
E, o pior, é que não vemos solução. Basta ler o que diz o futuro Ministro da Justiça, o petista José Eduardo Cardoso. Ele está convencido da inocência de José Dirceu . Coitado do Dirceu, e de nós, palhaços do andar de baixo, como diz sabiamente Elio Gaspari.

.

Nenhum comentário: